CACB e ABRAREC lançam pacto pela “Não Judicialização dos Conflitos”
Pactos prometem sensibilizar e aprimorar ambiente empresarial para aumentar competitividade
Tramitam na justiça mais de 105 milhões de processos, custando em média cada um cerca de R$4,3 mil. Parte desse custo recai sobre as empresas, que acabam, consequentemente, perdendo oportunidades de lucro e grau de competitividade. Além disso, a alta litigância no Brasil compromete a imagem do país para investimentos. O relatório Doing Business, do Banco Mundial, que acompanha o ambiente de negócios em 185 países, classificou o Brasil, em 2015, como o 120º país mais fácil para se realizar negócios.
A fim de incentivar a solução pacífica de conflitos e conscientizar empresários a respeito das vantagens dos métodos extrajudiciais, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), por meio de sua Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), lançou o Pacto pela não Judicialização de Conflitos. O Encontro pela Solução Pacífica de Conflitos Empresariais ocorreu nesta quarta-feira (23), na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Na ocasião, a CACB e Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (ABRAREC) assinaram um termo de cooperação institucional, com o objetivo de incentivar a divulgação, sensibilização e aprimoramento de ferramentas que promovam a implantação da cultura mediadora junto a empresas, órgãos governamentais e entidades. Firmaram o acordo Eduardo Vieira, coordenador da CBMAE, representando a CACB, e Vitor Morais de Andrade, presidente da ABRAREC.
No auditório, com mais de 150 pessoas, os realizadores do evento convidaram os empresários presentes para que aderissem ao Pacto pela Não Judicialização dos Conflitos, que constitui no simples compromisso de adotar, interna e externamente, práticas firmadas com os métodos consensuais de solução de controvérsias.
O encontro foi promovido pelo Conselho de Estudos de Resoluções de Conflitos Empresariais (Cerce) da Distrital Centro, Conselho do Setor de Serviços (CSS) da ACSP e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), em parceria com o Sebrae. Além da ABRAREC, o evento contou com o apoio da Fecomercio-SP, Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), Sindicato das Entidades de Administração do Desporto no Estado de São Paulo (SEADESP) e Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB).
Informações: Assessoria de Imprensa CACB e Comunicação ABRAREC (Thiago Ermano)