Institucional

HISTÓRIA

A ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa, foi criada há mais de 20 anos, exatamente no dia 15 de março de 2003 – Dia do Consumidor – por profissionais de destaque das áreas de relacionamento entre empresas e clientes, oriundos das atividades de Ouvidoria, Marketing de Relacionamento, Marketing Direto, Call Center, Telemarketing, Database Marketing, Relações Institucionais, Jurídico, CRM e Vendas. Em poucos anos, a ABRAREC se tornou referência quando o assunto é relacionamento com clientes.

QUEM SOMOS

Somos a mais representativa e importante associação de relacionamento entre empresas e clientes, com reconhecimento internacional.

A ABRAREC forma uma rede global participativa e multissetorial que acredita em uma visão harmônica e sistêmica, com foco no estabelecimento de relações justas, zelando por um diálogo constante na construção de uma sociedade e um mercado mais saudáveis, justos, sustentáveis, com respeito, inclusão, solidariedade e eficiência para todos.

Nossos valores são: Ética | Respeito | Diálogo | Transparência | Atitude | Compromisso | Eficiência.

Vem com a gente para o Futuro do CX!

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COMUNIDADES

A ABRAREC mantém vários Fóruns e Comunidades para seus associados, no intuito de manter os seus membros informados e atualizados sobre as principais questões envolvendo o universo de Customer Experience.

Confira mais em nossa página especial!

COMPROMISSO PÚBLICO DE DESJUDICIALIZAÇÃO

Vamos juntos melhorar os canais de atendimento e contribuir para a redução dos níveis de judicialização no país: www.abrarec.com.br/desjudicializacao

NOSSOS PILARES ESTRATÉGICOS

  • Disseminar a cultura do bom atendimento;
  • Fomentar as boas práticas de atendimento no mercado;
  • Gerar eficiência no mercado competitivo e regulado;
  • Consolidar uma governança corporativa de relacionamento com o consumidor;
  • Construir e consolidar diálogos com os principais players do mercado;
  • Consolidar cenários adequados para a produção e consumo;
  • Buscar a melhoria contínua dos processos internos de atendimento;
  • Manter um diálogo profícuo entre as empresas, governo e os consumidores;
  • Buscar o equilíbrio nas relações de consumo;
  • Aproximar os Órgãos de Defesa do Consumidor das empresas;
  • Contribuir para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

TEMAS DA AGENDA INSTITUCIONAL

• Atuação no Plano Nacional de Consumo e Cidadania – Plandec
• Construção de uma Agenda Institucional de Consumo Sustentável
• Atuação em Políticas Públicas que impactam as Relações de Consumo
• Promover a capacitação dos profissionais que atuam nas áreas de relacionamento com clientes
• Colaborar e incentivar pesquisas, conteúdos informativos nas áreas de relacionamento com clientes, marketing, jurídico e CRM
• Analisar e acompanhar os movimentos legislativos, mostrando os impactos positivos e negativos das normas regulamentares nos setores de relacionamento e as consequências para o mercado
• Realização de estudos e pesquisas sobre as ações, decisões e entendimentos dos Procons
• Realização de estudos e pesquisas sobre as ações, decisões e entendimentos das Agências Reguladoras nas relações de consumo
• Atuação na autorregulação do setor de atendimento e relacionamento com o consumidor
• Contribuir para o desenvolvimento do país

Gestão

Presidente
Vitor Morais de Andrade

Vice-Presidente
Jacques Meir

Diretora Executiva
Gabriela Ribas Glinternik

 

Lideranças

Diretor de Sustentabilidade
Dionísio Moreno

Diretora Administrativa
Lucia Farias

Conselheiros Institucionais

Altivo Oliveira
André Luiz
Lopes dos Santos
Artur Tavares
Carlos Akira Sato
Celso Tonet
Cid Torquato
Cristiano Luis
Efraim Kapulski
Fabíola Meira
Juliana Pereira
Leandro Noronha
Marcelo Sodré
Marcelo Souza
Marildo Matta
Melissa Gava
Nairo Vidal
Paulo Pompílio
Renato Mandaliti
Ricardo Morishita
Sandra Gebara
Solemar Andrade

Conselheiras Fiscais

Lucia Farias
Lygia Moreno

Diretoria das Comunidades

Diretor da 
Comunidade de IA
Bruno Alves

Diretora da Comunidade
de Atendimento/CX
Claudia Wharton

Diretor da 
Comunidade de ESG
Dionisio Moreno

Diretor da Comunidade
de Regulação e Integridade
Fabio Lopes Soares

Diretor da Comunidade
de Análise de Mercado e Tendências
Jacques Meir

Diretora da 
Comunidade de Ouvidoria
Lucia Farias

Diretora da Comunidade 
de Mediação
Patricia Coelho

Diretora da Comunidade
de Acessibilidade
Viviane Ferreira

 

Diretoria das Regionais

Assunta Campos
Geraldo Parrela
Gisele Garuzi