PESQUISA: Vendedor brasileiro é o penúltimo em ranking de simpatia
No País, 29% dos clientes encontram atendentes mal humorados
O mau humor dos empresários brasileiros parece já ter atingido os vendedores pelo País. Uma pesquisa realizada pela Shopper Experience apontou que 79% dos consumidores receberam um sorriso ao entrar em uma loja; índice na Irlanda, no topo da lista, chega a 97%.
O levantamento, feito em parceria com sueca Better Business World Wide, revelou os países onde os vendedores melhor recebem os clientes. Segundo o estudo, o Brasil ficou em penúltimo lugar entre as nações pesquisadas, à frente apenas do Japão, que teve uma marca de 74%.
Para avaliar a recepção do consumidor na loja, a pesquisa contou com opiniões de “clientes secretos”, que entraram no estabelecimento com o intuito, além de comprar, de avaliar o recebimento. No Brasil, 22 mil clientes participaram do levantamento, que aconteceu em 2014.
Além da simpatia, a pesquisa avaliou o índice de vendas adicionais conquistadas pelos vendedores. Mais uma vez o Brasil ficou perto da lanterna. Enquanto a média dos países foi de 52% de vendas adicionais, por aqui o número foi 37%, à frente apenas do Japão. O campeão neste quesito foi Honduras, onde 97% dos atendimentos geraram compras adicionais.
Informações: DCI, ABRAS e Comunicação ABRAREC (Thiago Ermano)