Simpósio Brasileiro de Defesa do Consumidor
O Evento
“A Era do Diálogo” é uma iniciativa pioneira da revista Consumidor Moderno com uma visão inovadora da defesa do consumidor. Nos últimos anos, o Simpósio Brasileiro de Defesa do Consumidor apresentou debates produtivos e aproximou a agenda de empresas com órgãos do Estado (incluindo PROCONs) e agências reguladoras.
Em 2019, o evento trará uma agenda especial com curadoria de conteúdo à luz das mudanças provocadas pela revolução digital e pelo novo momento do País.
É hora de reduzir conflitos e litígios e valorizar o diálogo, o entendimento e a harmonia entre os protagonistas das relações de consumo. Em 2019, vamos destacar a necessidade de uma visão mais madura e inovadora em tempos de mudanças social, política, econômica e comportamental. Os impactos e o novo cenário que se desenha na defesa do consumidor com os efeitos da LGPDP (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) também estarão lá.
Por fim, descobriremos como as empresas podem usar a tecnologia em favor de maior segurança e transparência no seu relacionamento com os consumidores.
O Simpósio:
O Simpósio Brasileiro de Defesa do Consumidor é um desdobramento da iniciativa “A Era do Diálogo”, com o objetivo de redimensionar e atualizar a pauta dos problemas e das oportunidades das relações de consumo brasileiras.
Juntos, vamos colocar a defesa do consumidor na perspectiva de uma sociedade em acelerada digitalização, pautada por multicanais e uma série de novos formatos de interação, como autosserviço, inteligência artificial e chatbots que ultrapassam o alcance dos mecanismos de regulação.
Mas essa iniciativa reconhece a importância do canal voz como decisivo em casos extremos de assistência e atendimento ao consumidor, assim como a necessidade de torná-lo mais qualificado para oferecer respostas convincentes e ágeis.
Tema 2019: As relações de consumo em tempos de mudança: uma agenda de harmonia, colaboração e evolução.
Objetivos:
• Avaliar as relações de consumo à luz das mudanças provocadas pela revolução digital e pelo novo momento do País;
• Debater os impactos e os efeitos da LGPDP (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) na defesa do consumidor;
• Descobrir como as empresas podem usar a tecnologia em favor da segurança e da transparência no seu relacionamento com os consumidores;
• Delinear roteiros para a utilização dos dados do consumidor em oportunidades de negócios, desafios e aprendizados;
• Aprimorar a utilização dos chatbots no relacionamento com o cliente; e
• Abrir um diálogo entre as mudanças sociais, políticas, econômicas e comportamentais que apontam nesse novo ano e novo momento do País e as relações de consumo vigentes.
Público-alvo:
• Grandes autoridades e representantes da defesa do consumidor no Brasil;
• Agências reguladoras;
• Autoridades públicas;
• Lideranças corporativas de diversos segmentos: bancos, seguradoras, empresas de seguro-saúde, montadoras, varejo, e-commerce, companhias aéreas, concessionárias de serviços públicos;
• Especialistas e intelectuais.