Segurança e inclusão financeira seguem sendo foco da TecBan – Confira mais a nossa 194ª Reunião da Comunidade Internacional de Ouvidoria/Ombudsman!
Segurança e inclusão financeira seguem sendo foco da TecBan
Promovido pela ABRAREC, o encontro foi mediado por executivos da TecBan e contou com a presença de diversos ouvidores
A TecBan, empresa de soluções físicas e digitais para gerar eficiência e acesso ao sistema financeiro, levou duas trilhas para a 194ª Reunião do Comitê Internacional de Ouvidorias: cibersegurança e inclusão financeira, que deram o tom às palestras “Como as ouvidorias podem contribuir no Combate aos Golpes Cibernéticos” e “A Importância da Inclusão Financeira no Brasil”.
Carlos Moura, gerente executivo de segurança da TecBan, apontou diferentes tipos de golpes cibernéticos e as medidas de proteção contra eles. Phishing e o Spear Phishing são exemplos de ataques no ambiente virtual que, todos os dias, induzem as pessoas a passarem suas informações pessoais para criminosos. Moura também deu dicas de como evitar cair nesses golpes, mas reforçou o papel das ouvidorias no combate. Para ele, nas empresas, a ouvidoria tem como missão ser um agente de mudança e trabalhar ao lado de diferentes áreas, como de tecnologia da informação, segurança, dados, entre outras, a fim de prevenir e combater os golpes atuais e os futuros.
“Campanhas de conscientização e monitoramento constante dos canais de comunicação da companhia são ações imprescindíveis”, diz. “Diante de um alto número de denúncias de fraudes cibernéticas, a ouvidoria precisa fazer o envio de relatórios periódicos à alta administração com as recomendações de correções”, conclui.
Marcos Mazzi, superintendente de produtos de autoatendimento da TecBan, destacou o desafio da companhia, especialmente com o Banco24Horas: alcançar a população que não tem acesso aos serviços financeiros. Em determinadas regiões do Brasil, há apenas uma única agência bancária. Outras localidades, jamais tiveram atendimento. Sem falar na falta de conectividade que assola não só os rincões brasileiros. Por meio de estudos e mapeamentos, a TecBan oferece soluções para que os brasileiros, como um todo, sejam incluídos no sistema financeiro.
“Na região Norte, por exemplo, 16% da população não tem acesso à internet e 57% têm acesso limitado. Portanto o dinheiro em espécie é o principal meio de uso”, diz ele. “Algumas agências ficam em cidades satélites, e os moradores dos municípios vizinhos alugam vans para se deslocarem até elas e passam o dia todo fora de seus municípios. Há um impacto no comércio das cidades porque, compram os produtos que precisam onde retiram o dinheiro por praticidade”, conta Mazzi.
Como a logística para instalar os caixas eletrônicos, que pesam mais de uma tonelada, em qualquer lugar é mais complexa, o Banco24Horas ganhou uma versão compacta, conhecida como Atmo. Lançado em 2020, o dispositivo, que pesa somente entre 3 e 5 quilos, é conectado ao caixa de lojas ou outros estabelecimentos locais, dispensando o abastecimento via transporte de valores. Ao utilizar o cartão do banco no Atmo – ou por biometria -, o usuário tem o valor descontado da conta corrente e recebe a quantia diretamente do caixa do comércio. Além do saque, os usuários também podem fazer consulta de saldos e realizar pagamentos. A contrapartida para o comerciante é o recebimento de uma bonificação. “Além de incluir a população no sistema financeiro com acesso a serviços básicos, como saque de benefícios sociais, a parceria com o comércio da cidade fomenta a economia local”, diz Mazzi.
Instalados em estabelecimentos comerciais, como redes de supermercado, outra solução são os caixas eletrônicos recicladores que recebem o depósito em dinheiro sem a necessidade de envelope. Os comerciantes fazem a sangria dos caixas diretamente no ATM e impulsionam a recirculação do dinheiro no local. Já o ATM Troco, solução desenvolvida com foco na facilitação de troco no comércio, coloca cédulas de R$ 2, R$ 5 e R$ 10 à disposição da população local.
Por meio de soluções de inclusão e acesso financeiro, o Banco24Horas tem aumentado a capilaridade em todo o território nacional, registrando mais de 23 mil dispositivos instalados em mais de 17 mil pontos de atendimento e atendendo aproximadamente 154 milhões de brasileiros.
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