RADAR ABRAREC: Quais mudanças os Supermercados têm feito para manter a Segurança e Qualidade?

RADAR ABRAREC: Quais mudanças os Supermercados têm feito para manter a Segurança e Qualidade?

 

Em tempos de isolamento social, a fim de minimizarmos o contágio do coronavírus, alguns momentos simples do nosso cotidiano se transformaram em atividades que exigem mais planejamento, empatia e atenção.

Ao irmos ao supermercado, por exemplo, é ideal observarmos os horários de menor aglomeração, listarmos somente as quantidades e itens necessários para o momento e lembrarmos sempre de higienizar as mãos e embalagens.

E para manter todo esse cuidado com a segurança e qualidade também no ambiente das lojas, alguns supermercados estão fazendo mudanças importantes para os consumidores. Confira algumas delas:

 

 

Além de adotar algumas medidas para reforçar o compromisso com a segurança, proteção e bem-estar de seus clientes e colaboradores, a rede de supermercados Dalben criou um comitê de combate ao Coronavírus, que reúne a principal liderança da empresa. Confira algumas mudanças que já foram implementadas: ​

1 – Intensificação da frequência de limpeza de caixas registradoras, máquinas de cartão, carrinhos e cestas de compras, corrimões, maçanetas, elevadores nas lojas físicas. ​

2 – Pontos para uso de álcool em gel espalhados por todas as lojas para que sejam utilizados por clientes e colaboradores sempre quando necessário. Também há um sinal sonoro para colaboradores a cada uma hora como aviso para lavarem as mãos.

3 – Foram instaladas placas acrílicas de proteção nos caixas e adesivos de chão sinalizando a distância segura de 1 metro em todas as filas e demais setores. ​

4 – Horário de atendimento especial para idosos, todos os dias das 6h às 8h. ​

5 – Reposição de produtos no fechamento das lojas, reforço de estoque com limitação de venda de alguns produtos e parceria com a indústria para garantir o abastecimento a um preço justo. ​

6 – Suspensão temporária de degustações de produtos e eventos, restaurante self-service, choperia e cafeteria, com venda apenas para viagem. ​

7 – Treinamento intensivo de todos os colaboradores sobre os protocolos do COVID-19 gerados pela equipe técnica de qualidade, afastamento dos colaboradores do grupo de risco e adoção do home office para colaboradores do administrativo. ​

8 – Delivery com reforço três vezes maior de veículos e mais colaboradores alocados para o setor. ​

9 – Lançamento do serviço “Drive Thru”, com a opção de retirada de compras feitas online fisicamente nas três unidades e parceria com uma empresa de personal shoppers, na qual compradores especialistas fazem as compras via whatsapp, entregam e faturam na casa do cliente. ​

10 – Adesão voluntária da iniciativa da Apas (Associação Paulista de Supermercados) para venda temporária do álcool gel 70% a preço de custo em todas as lojas e transparência na sinalização dos produtos que tiveram aumento no preço de custo motivado exclusivamente pelo seu produtor/fabricante, através dos cartazes “Dalben Transparente”.

Saiba mais acessando o site e as redes sociais do Dalben:
supermercadosdalben.com.br
facebook.com/dalbensupermercados
instagram.com/dalbensupermercados

 

 

Pão de Açúcar lembra que o cenário atual é novo para todos, mas que é preciso fazer de tudo para que todas as famílias estejam seguras e abastecidas com o necessário em suas casas.

Por isso, o supermercado está priorizando as compras realizadas online aos clientes que mais precisam, como idosos, deficientes físicos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas em quarentena. Além disso, está sendo reforçado o cuidado de higiene nas lojas físicas. Veja aqui algumas ações:

1 – Para cuidar dos colaboradores e manter as lojas abertas para o abastecimento das casas, o horário de funcionamento das lojas foi reduzido. Também foram reforçadas as medidas de higiene e afastados aqueles que pertencem ao grupo de risco.

2 – É oferecido um horário exclusivo para idosos em todas as lojas, que estarão abertas 1 hora antes do horário regular de funcionamento.

3 – Foram instalados adesivos no chão para distanciamento mínimo de um metro e acrílicos nas áreas de atendimento para maior segurança no momento do contato.

4 – Os cestos de compras, carrinhos e demais pontos de contato na loja foram higienizados de acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde.

5 – É oferecido álcool gel gratuitamente em todas as lojas para higienização das mãos de clientes e colaboradores.

6 – Degustações de alimentos foram suspensos em todas as lojas. O Espaço Café e os serviços de buffet de refeições prontas e salgados também estão suspensos, mas o consumidor ainda pode comprar para levar, utilizando opções de autosserviço.

7 – As Estações de Reciclagem Pão de Açúcar precisaram ser suspensas, não havendo mais descarte de resíduos nesses locais.

8 – Fornecedores e parceiros estão empenhados para manter o necessário, mas é preciso comprar com consciência, portanto, a quantidade de alguns produtos estão sendo limitadas por cliente, assim todos conseguem se abastecer dos itens básicos. No e-commerce, em caso de indisponibilidade de itens, pode haver a substituição por produtos similares.

9 – Boas práticas também devem ser compartilhadas com todos. Uma das dicas do supermercado é de que não há necessidade de estocar produtos, pois o fluxo de abastecimento e reposição está funcionando normalmente.

10 – Higienizar as mãos antes e depois das compras, manipular o mínimo possível frutas, verduras, legumes e outros produtos expostos, não conversar em cima dos itens, fazer as compras sozinho, manter o mínimo de distância de outros clientes, preferir pagamentos com cartões ou celular por aproximação são alguns outros cuidados simples que a empresa reitera nesse período.

Confira mais ações e informações importantes do Pão de Açúcar no site e nas redes sociais:
www.paodeacucar.com/campanhas/2020/03/comunicado/index.html
www.paodeacucar.com
www.facebook.com/paodeacucar
www.instagram.com/paodeacucar

 

 

Para fortalecer as suas ações em manter a segurança e higiene para clientes e colaboradores, o Carrefour lançou a cartilha Boas Práticas para o Varejo Alimentar: Prevenção ao COVID-19 e o Guia do Vizinho Solidário. Alguns novos direcionamentos também podem ser vistos dentro das lojas e fora delas:

1 – A higienização dos ambientes foi reforçada e há uma intensificação na comunicação interna com lembretes de higiene para clientes e colaboradores.

2 – No caixa, o álcool gel é disponibilizado em um recipiente para cada operador, além de máscaras individuais e painéis de acrílico, trazendo mais segurança.

3 – Adesivos no chão a cada 1 metro, colaboram para sinalizar a distância social correta e cada loja tem sinalização clara do número máximo de clientes no ambiente. Para que os idosos possam fazer suas compras e voltar com rapidez para casa, também foi aumentada a quantidade de caixas preferenciais disponíveis.

4 – Há um limite de quantidade por pessoa para que todos tenham acesso a produtos básicos. Também estão sendo trabalhado os preços junto aos fornecedores para que os valores dos produtos essenciais sejam mantidos.

5 – Para os colaboradores, foram ainda disponibilizados termômetros possibilitando medir a temperatura antes da jornada de trabalho. Também foram afastados da operação os colaboradores dos grupos de risco e implementada a separação de 1 metro entre colaboradores no refeitório.

6 – Antes das compras, a empresa ainda aconselha os consumidores a evitarem os horários de pico. Também foi aconselhado higienizar as mãos com água e sabão antes de sair de casa e evitar a saída em grupos.

7 – Durante as compras, a higienização continua com álcool gel e papéis descartáveis, lembrando sempre de manter as mãos longe do rosto e manter a distância de 1 metro de outros clientes dentro do mercado. Seguir a lista de compras e evitar tocar nos produtos que não vai levar também é uma ótima forma de manter a sua segurança e a de outras pessoas. Para o pagamento, é preferível evitar dinheiro e usar cartão.

8 – Após as compras, é preciso higienizar as mãos antes de voltar para casa. Se estiver de carro, é importante limpar o volante, maçanetas, marcha, freio de mão e controles com álcool líquido 70%.

9 – Em casa, além lavar bem as mãos com água e sabão, o supermercado sugere que os clientes troquem as roupas e deixe a “roupa de rua” para reutilizar depois. Para a higiene dos alimentos, a dica é mergulhar frutas e verduras em uma solução de água sanitária diluída, conferindo as instruções no rótulo, e depois enxaguar bastante. Já na higiene das embalagens de alimentos que serão guardadas, pode ser passado um papel toalha com álcool 70%.

10 – E para ajudar os vizinhos que precisam, o Carrefour recomenda fazer um bilhetinho comunicando sua disponibilidade, número do apartamento e contato, lembrando sempre das orientações de higiene.

Acesse aqui para fazer o download da primeira versão da Cartilha, do Guia e conferir mais informações sobre as medidas do Carrefour na prevenção ao COVID-19:
www.carrefour.com.br/estamos-aqui-por-voce
www.carrefour.com.br
www.facebook.com/CarrefourBR 
www.instagram.com/carrefourbrasil

 

Acompanhe o site, as redes sociais dos supermercados do seu bairro ou entre em contato diretamente para saber quais as medidas que estão feitas para a sua segurança. Cuidar de você mesmo nesse momento é cuidar de todos nós! #FicaEmCasa

RADAR ABRAREC