Dia do Telefone – Todo Relacionamento já passou por esse Aparelhinho

Dia do Telefone – Todo Relacionamento já passou por esse Aparelhinho

 

10 de março é o Dia do Telefone e, desde 1876, esse aparelhinho transforma a maneira de nos comunicarmos.

Além de conseguirmos conversar por voz, hoje podemos trocar mensagens, fotografar, filmar, ouvir músicas, assistir vídeos, acessar a internet, usar aplicativos de utilidade para o dia a dia… e a lista continua crescendo.

E quando observamos melhor o tempo que passamos usando esse dispositivo? No relatório Estado de Serviços Móveis, de 2018, foi constatado que os brasileiros passam mais de três horas por dia usando o celular, sendo o 5º país no ranking mundial. Dessas horas, 50% são gastas somente em redes sociais, 15% com a reprodução de vídeos e 10% com jogos eletrônicos.

Já são 230 milhões de smartphones ativos, ou seja, mais de 1 por habitante do país. A Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, de abril de 2019, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) também mostra que quando olhamos para o futuro, o número de aparelhos deve diminuir. A previsão é que aconteçam somente reposições de modelos antigos pelos novos, um comportamento parecido com o consumo de TVs no passado. Também não há, atualmente, incentivo das operadoras para que as pessoas tenham mais de um celular como antes, em que era possível participar de diversas promoções.

Podemos, ainda, encontrar inovações que estão surgindo de pesquisas, aproveitando os avanços da ciência, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário. São celulares dobráveis, sem botões, com telas inquebráveis, baterias carregadas pelo ar, displays holográficos, câmeras térmicas para a indústria, telas com resoluções impressionantes de 8K, zooms de altíssima qualidade, digitação por transcrição dos pensamentos e muito mais inteligência.

Assim, com quase um século e meio de existência, o Telefone, continua fazendo história, por isso, merece a homenagem da ABRAREC.