Como cobrar inadimplentes em meio à crise?
Ideal é concentrar as ações nos primeiros 90 dias da dívida
O Brasil possui atualmente cerca de 60 milhões de inadimplentes, sendo 15,7% deles (9,4 milhões), jovens entre 18 e 25 anos. Os dados da Serasa Experian também revelam o total dessa dívida: R$ 256 bilhões. Seja pela alta do desemprego ou deficiência na educação financeira, a realidade é uma só para as assessorias especializadas: como cobrar inadimplentes em meio à crise?
Outra pesquisa, realizada pela empresa de call center Atento, revela um perfil mais detalhado dessa fatia da população. Cerca de 48% dos brasileiros acima de 18 anos possuem algum tipo de dívida, incluindo as conhecidas parcelas de cartões de crédito. Esse pequeno objeto, aliás, foi o maior vilão de quem entrou para o “time dos inadimplentes” (67% das respostas), uma nova realidade enfrentada por mais de um milhão de pessoas desde agosto do ano passado.
Como o momento econômico do país não é dos melhores, é preciso elaborar melhor as estratégias antes de entrar em contato com o cliente devedor. “Uma boa saída seria concentrar as ações de cobrança nos três meses antes do consumidor se tornar inadimplente, com o serviço ainda em uso. Com isso, se torna muito mais fácil chegar a um acordo”, analisa Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP – soluções de voz e e-mail para contact centers.
Caso queira conhecer mais sobre a Total IP e suas funcionalidades voltadas para empresas de recuperação de crédito, aproveite para passar em nosso estande no 6º Fórum de Inovação do Igeoc. O objetivo do evento é apresentar novidades tecnológicas para melhorar ainda mais a performance das assessorias, aprimorando processos. Mais informações no www.totalip.com.br.
6º Fórum de Inovação do Igeoc
Dia: 8 de junho
Local: Maksoud Plaza
Endereço: Alameda Campinas, 150 – Bela Vista – São Paulo
Horário: 9h às 18h (credenciamento a partir das 8h30)
Site: Acesse aqui
Fonte: Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP.
Sobre a Total IP
A Total IP é líder em soluções integradas de voz e e-mail para contact centers, com suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a solução é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.