ANS disponibiliza dados atualizados do setor de planos de saúde
Números do segundo trimestre de 2015 mostram evolução de beneficiários, operadoras e planos
Já estão disponíveis para consulta, no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na internet, os dados e indicadores atualizados do setor de planos de saúde para o segundo trimestre do ano. As informações mostram a evolução do número de beneficiários, de operadoras e de planos de saúde, utilização da rede conveniada e reclamações e informações recebidas pelos canais de atendimento da ANS até junho de 2015.
Os dados podem ser acessados por meio de diferentes ferramentas. Com o ANS Tabnet, o próprio usuário pode realizar diversos tipos de consultas sobre o setor, gerando tabelas dinâmicas. Os Dados Gerais apresentam tabelas e mapas elaborados pela ANS contendo informações sobre beneficiários, operadoras e taxa de cobertura dos planos. E os Dados Consolidados da Saúde Suplementar mostram, em uma apresentação em formato PowerPoint, um conjunto completo de informações sobre o setor.
Além da revisão e atualização dos dados, o ANS Tabnet traz uma novidade: a consulta sobre todos os tipos de demandas de beneficiários (pedidos de informação e reclamação) que são recebidas pelos canais de atendimento da Agência. Com isso, a ANS busca dar mais transparência às informações sobre o setor.
Para acessar as informações completas, clique na aba “Perfil do Setor”, no portal da Agência.
NÚMEROS DO SETOR – Os dados consolidados pela ANS mostram que o número de consumidores manteve-se estável no período. Em junho, o setor registrou 50.516.992 beneficiários em planos de assistência médica e 21.526.467 em planos exclusivamente odontológicos, pequeno aumento em relação a março, quando havia 50.515.712 consumidores em planos de assistência médica e 21.158.216 em planos odontológicos.
Das 1.390 operadoras em atividade, 1.013 são médico-hospitalares e 377 exclusivamente odontológicas. Do total, 1.187 operadoras possuem beneficiários cadastrados. O segundo trimestre registrou ainda 33.715 planos de assistência médica com beneficiários – sendo 15.521 na modalidade individual/familiar, 12.185 coletivos empresariais e 5.921 coletivos por adesão; e 3.137 planos exclusivamente odontológicos – sendo 959 na modalidade individual/familiar, 1.508 coletivos empresariais e 657 coletivos por adesão.
Beneficiários de planos de saúde segundo tipo de contratação (Brasil – junho/2015):
Tipo de contratação | Assistência médica | Exclusivamente odontológico |
Individual ou familiar | 9.811.895 | 3.731.082 |
Coletivo empresarial | 33.609.770 | 15.843.945 |
Coletivo por adesão | 6.771.442 | 1.877.731 |
Coletivo não identificado | 8.759 | 4.762 |
Não identificado | 315.126 | 68.947 |
Total | 50.516.992 | 21.526.467 |
A divisão por faixa etária mostra que o grupo entre 30 e 39 anos contempla o maior número de beneficiários (10,2 milhões). Esta também é a faixa que apresentou maior aumento absoluto na comparação entre março e junho de 2015, com 23,8 mil beneficiários a mais que no trimestre anterior.
Número de beneficiários por faixa etária em planos de assistência médica:
Faixa etária | Jun/15 | Mar/15 |
TOTAL | 50.516.992 | 50.515.712 |
Até 9 anos | 6.908.793 | 6.900.849 |
10 a 19 anos | 5.966.442 | 5.975.490 |
20 a 29 anos | 8.758.126 | 8.818.306 |
30 a 39 anos | 10.268.724 | 10.244.891 |
40 a 49 anos | 7.117.245 | 7.129.301 |
50 a 59 anos | 5.447.700 | 5.440.656 |
60 a 69 anos | 3.232.598 | 3.209.910 |
70 a 79 anos | 1.769.787 | 1.762.122 |
80 anos ou mais | 1.045.644 | 1.032.186 |
Inconsistente | 1.933 | 2.001 |
DEMANDAS – De janeiro a junho deste ano, a ANS recebeu 115.307 pedidos de informações e 41.655 reclamações de consumidores através de seus canais de atendimento. Um total de 31.164 reclamações (74,8%) é relacionado à cobertura; 7.792 (18,7%) referem-se a contratos e regulamentos; e 2.569 (6,2%) a mensalidades e reajustes (os três temas mais citados).
O índice de resolutividade de conflitos sobre negativas de cobertura atingiu 84,5% no semestre. Ao todo, foram registradas 41.875 notificações sendo 28.978 assistenciais. Destas, 23.702 foram resolvidas por mediação de conflitos. A resolutividade da NIP é a medida do total de reclamações de consumidores que são finalizadas sem a necessidade de abertura de processo administrativo sancionador.
Informações: ANS e Comunicação ABRAREC