Plusoft indica como manter a qualidade do atendimento ao consumidor durante a Black Friday
Assistentes Virtuais Inteligentes (AVI) possibilitam o apoio à venda com vários consumidores simultaneamente de forma automatizada e humanizada
A Plusoft, empresa brasileira pioneira e líder no desenvolvimento de soluções multicanais para o relacionamento com clientes, indica como manter a qualidade do atendimento ao cliente durante a Black Friday, evento varejista que acontece no próximo dia 25 de novembro, com desdobramentos durante todo o mês. Para o comércio, essa é uma ótima oportunidade para atingir metas de vendas e conquistar faturamentos expressivos. Porém, toda a preparação para a data comemorativa pode se transformar em prejuízo sem um bom atendimento ao consumidor.
Milhares de lojas já confirmaram participação na edição deste ano, que deve movimentar R$ 2 bilhões, de acordo com o Busca Descontos, idealizador do evento no Brasil, valor 34% maior do que o registrado em 2015. Estima-se ainda um crescimento de 28% no número de pedidos, com mais de quatro milhões. “Em um período como esse, de altíssima demanda, os lojistas ficam diante de um grande desafio: como conseguir atender tantos pedidos mantendo a qualidade, a segurança e a rapidez? É imprescindível que os canais de atendimento disponíveis ao consumidor estejam preparados e integrados”, afirma Guilherme Porto, CEO da Plusoft.
Em 2016, a Black Friday será realizada no Brasil pelo sexto ano consecutivo. Cada vez mais consumidores estão atentos a descontos falsos e a sites que possuem pós-vendas com baixa capacidade de resolução. Quanto mais aumentam as possibilidades de vendas e lucros, mais aumentam as chances de insatisfação por parte de consumidores que não conseguem obter informações sobre o produto desejado, têm dificuldades para realizar a compra ou não possuem acesso ao suporte de pós-vendas, entre outros problemas. Nos últimos anos, recordes de vendas foram quebrados, assim como de reclamações.
“O cliente hoje em dia exige cada vez mais atenção, agilidade e transparência em todo o ciclo de compra. Prestar um bom atendimento, portanto, impulsiona sua satisfação e, consequentemente, sua fidelização. O foco do lojista deve ser em prover o aprimoramento constante da experiência do consumidor, disponibilizando diferentes opções de contato para esclarecer eventuais dúvidas e resolver problemas no momento da compra”, afirma Porto. Para o executivo, por oferecer diversos benefícios na comparação com serviços prestados por um operador humano, os Assistentes Virtuais Inteligentes (AVI) são uma ótima opção para auxiliar os varejistas.
“O Plusoft AVI, por exemplo, desenvolvido pela Virtual Interactions, empresa do Grupo Plusoft, foi projetado para interagir com os clientes 24 horas por dia durante os 365 dias do ano. Ele é capaz de atender vários consumidores simultaneamente de forma automatizada, inteligente e e humanizada. Graças a seu motor semântico, compreende e responde dúvidas, apresenta sugestões e soluciona demandas de modo completamente independente”, explica o CEO da companhia. “Certamente ele proporciona uma vantagem estratégica para o negócio.”
Outro diferencial é que o assistente desenvolvido pela Plusoft propicia uma significativa redução nos custos de suporte ao cliente. Estudos indicam que um atendimento feito por AVI tende a ser 80% mais barato do que o realizado por um chat convencional. Além disso, a solução pode ser totalmente integrada aos demais canais de atendimento do lojista (como chat, e-mail, SMS e redes sociais), pode ser acessada por qualquer dispositivo móvel e auxiliar nos processos de vendas. Ainda, a cada nova interação, a capacidade de aprendizado do AVI aumenta. Como ele, as empresas conseguem atender demandas como alterar o vencimento de uma fatura, cancelar um serviço e até fazer uma compra de forma independente. “É possível realizar uma venda completa sem envolver nenhum funcionário. Dúvidas relacionadas ao ciclo de compra, como a entrega, garantia, devolução e troca, são facilmente solucionadas com a ferramenta, sendo este um importante aliado para o negócio”, conclui o executivo.
Sobre a Plusoft
Fundada em 1988, a Plusoft é uma empresa brasileira pioneira e líder no desenvolvimento de soluções multicanais para o relacionamento com clientes. Reconhecida pelo mercado com mais de 50 prêmios, é a primeira companhia nacional de automação de gestão de consumidores e usuários com inteligência artificial no Brasil. Possui conhecimento profundo no segmento de gestão de relacionamento com clientes, garantindo excelência nas implementações de ferramentas de CRM desde a estrutura de atendimento até as estratégias de vendas, retenção e fidelização de consumidores. Suas soluções em Nuvem, no formato SaaS, e a colaboração de cerca de 1.400 funcionários garantem qualidade de atendimento em qualquer lugar do País. Com mais de 260 clientes e 65 mil usuários no Brasil, incluindo as maiores companhias de áreas como varejo, saúde, seguros, previdência, educação, telecomunicações e alimentos, o Grupo Plusoft é composto por quatro empresas: Virtual Interactions, iCustomer, Pluris Mídia e Omni Plusoft.