Brasil fica fora de acordo global que elimina tarifas de eletrônicos
Acordo da Organização Mundial de Comércio deve ser assinado ainda nesta semana com 80 países do mundo todo.
O Brasil ficou de fora de um grande acordo global que eliminará tarifas de importação de produtos eletrônicos em cerca de 80 países. As informações são da Folha de São Paulo.
Negociado há anos, esse seria o primeiro grande acordo da OMC (Organização Mundial de Comércio) em quase duas décadas. A expectativa é que a negociação seja finalizada e assinada até o final desta semana.
No entanto, por estar fora do chamado Tratado Internacional de Tecnologia da Informação (ITA), o Brasil não participa do acordo que envolve países como EUA, China e Coreia do Sul, além da União Europeia – os cercas de 80 países respondem por nada menos que 97% do comércio mundial de produtos de TI.
Brasil dividido
Enquanto o presidente da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), José Augusto de Castro, lamenta o fato do país não fazer parte do acordo, a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônia), defende o fato do Brasil não fazer parte do ITA nem do novo acordo.
“Nunca quisemos participar do ITA. Se isso acontecesse, praticamente não teríamos mais indústria eletroeletrônica no país”, afirma o presidente da Abinee, Humberto Barbato, em entrevista à Folha.
Curiosamente, o diretor-geral da OMC é um brasileiro, Roberto Azevêdo.
Informações: IDG Now! – http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2015/07/21/brasil-fica-fora-de-acordo-global-que-elimina-tarifas-de-eletronicos/