Lançamento do Livro: Os melhores cases de ouvidoria no Brasil
Lançamento do Livro: Os melhores cases de ouvidoria no Brasil | Dia 24 de abril as 19h00
Ilmos. Senhores e Senhoras Presidentes e Diretores de empresas, Ouvidores e Executivos das áreas de relacionamento com o cliente
A Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec), entidade sem fins lucrativos, foi criada em 2003 por profissionais de renome das áreas de relacionamento entre empresas e clientes, oriundos das atividades de marketing de relacionamento, marketing direto, call center, telemarketing, relações institucionais e outras. A partir de um trabalho bem estruturado e abrangente, a Abrarec em poucos anos tornou-se referência quando o assunto é relacionamento com o cliente.
A Associação tem como missão o estabelecimento de relações entre empresas e consumidores e órgãos públicos, zelando pelo equilíbrio das relações e mantendo um diálogo perene na construção de um mercado saudável, eficiente e sustentável.
No âmbito de suas atividades permanentes, a Abrarec constituiu, em 2005, o Comitê Nacional de Ouvidorias, o qual promove reuniões mensais com os Ouvidores das empresas associadas e convidadas, objetivando promover o desenvolvimento e fortalecimento do instituto da ouvidoria no Brasil, agregando valor para as empresas públicas e privadas e para o cidadão.
Importante registrar que a Associação mantém diversos programas em andamento, entre os quais encontra-se o de fortalecimento do Instituto da ouvidoria no Brasil. No âmbito desse programa, destaca-se a criação, pelos integrantes do Comitê Nacional de Ouvidorias da Abrarec, em 2012, do Prêmio Ouvidorias Brasil, cujo lançamento ocorreu no mês de março de 2012, na Câmara Municipal de São Paulo, em evento especial de celebração do Dia do Ouvidor.
A principal motivação para a criação da premiação foi a necessidade de reconhecer e divulgar as organizações e os ouvidores que, à luz dos conceitos e princípios da ouvidoria, tenham contribuído para o aperfeiçoamento desse instituto no Brasil. Referido Prêmio, já em sua sétima edição, face ao seu propósito e alcance, conta com o apoio de Confederações, Federações, Entidades Consumeristas, Instituições Governamentais e Agências Reguladoras que manifestam a filosofia de promoção de boas práticas dentro do próprio ambiente organizacional e defendem a ideia da conciliação e da autocomposição para a resolução de demandas afeitas às relações de consumo.
A propósito, cumpre registrar o grau de excelência e importância dos cases premiados nesses sete anos de existência do Prêmio Ouvidorias Brasil e que, sem dúvida, podem servir de benchmarking para o mercado. Todavia, muitas dessas iniciativas nem sempre são devidamente registradas e divulgadas e, mesmo quando o são, ficam na maioria das vezes restritas ao âmbito interno das organizações, o que é uma pena pois poderiam ser bastante úteis para diversas outras organizações que estejam vivenciando situações semelhantes.
Diante disso, os integrantes do Comitê de Ouvidorias entenderam ser de fundamental importância que os cases de sucesso das ouvidorias, até pelo fato de terem sido objeto de premiação, fossem registrados e amplamente divulgados. A medida, sem dúvida, ajudará na preservação da memória dos trabalhos realizados pelas ouvidorias das organizações, além de colocar à disposição do mercado um valioso acervo de boas práticas.
Nesse contexto, o Comitê idealizou o projeto do livro “Melhores cases de ouvidoria no Brasil”, o qual contou com o apoio cultural da Abrarec e foi desenvolvido diretamente pela Editora Leader com a participação das empresas proprietárias dos cases. O lançamento do livro, cabe informar, será às 19 horas do dia 24 de abril de 2019, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping, localizado na Rua Palestra Itália, 500 – Piso 3 – loja 211, Perdizes, São Paulo.
Finalmente, gostaríamos de poder contar com o apoio e a colaboração de V. Sas. no sentido de, por intermédio de suas áreas de comunicação, nos ajudar a divulgar interna e externamente o lançamento do livro e também convidá-los para participarem do evento em questão, o que muito nos honrará. Até lá!
Atenciosamente,
Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente – Abrarec
Dionísio Moreno – Presidente, em exercício
Lúcia Helena de Farias – Vice-Presidente
Hélio José Ferreira – Diretor