Ouvidoria

16 de Março, dia do ouvidor

 

Caro Ouvidor,

Hoje comemoramos com orgulho e satisfação uma data muito especial: o seu dia! Essa data se faz especial porque você é especial no desempenho da importante e nobre missão de garantir e dar voz ao cidadão dentro da sua organização, favorecendo a solução de conflitos e transformando manifestações em valorosas ferramentas de gestão.

Essa função de ouvir a sociedade nas organizações, sejam públicas ou privadas, desempenhando estrategicamente a interlocução entre consumidores/usuários de bens e serviços e fornecedores, além de auxiliar direta ou indiretamente na sustentabilidade dos negócios, constitui também importante elemento de fortalecimento da democracia.

Exercer o oficio de Ouvidor não é tarefa simples e corriqueira. As dificuldades que surgem e precisam ser enfrentadas no dia a dia demandam determinação, responsabilidade e serenidade. Mesmo não se tratando de algo fácil, a missão de ouvir é gratificante e o sucesso do Ouvidor nesse mister dependerá não somente do necessário saber e aptidão mas, principalmente, de pôr o coração a serviço da causa.

A Associação Brasileira das Relações Empresa- Cliente (ABRAREC) vem há mais de uma década, através de seu Comitê de Ouvidorias, trabalhando com muita dedicação e seriedade para o fortalecimento do instituto da ouvidoria no Brasil. Nesse sentido, diversas ações e iniciativas importantes têm sido desenvolvidas de forma conjunta com outras Instituições e Ouvidores dos diversos segmentos, confirmando a máxima de que “a união faz a força”.

A mensagem que deixamos para você, Ouvidor, é a de que a estrada é longa e cheia de percalços e que por mais que já tenhamos feito, muito ainda há para ser realizado. Todavia, entendemos que os desafios, por maiores que sejam, devam ser vistos como incentivo à nossa luta para que tenhamos uma ouvidoria cada vez mais forte e que seja referência no relacionamento das organizações com os cidadãos.

As ouvidorias, estamos convictos, trilham o caminho certo. Sua missão, amigo Ouvidor, além da nobreza de que se reveste, favorece o exercício da cidadania em nosso País e contribui para um mundo melhor, mais justo e menos conflituoso. Talvez quem melhor expressou o que seja ouvir e, consequentemente, como fazê-lo, tenha sido o grande poeta português Fernando Pessoa, que assim escreveu:

“Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma”!

Por tudo isso, você, Ouvidor, é merecedor de nosso respeito e admiração. Parabéns pelo seu dia e que tenha cada vez mais êxito em sua missão. É o que lhe deseja o Comitê de Ouvidorias da ABRAREC!

São Paulo, 16 de março de 2018.

Parceiros Institucionais

Guia de melhores práticas de relacionamento

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR

Manual de Boas Práticas de SAC 3.0

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR

Manual de Ouvidorias

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR