Código de Defesa do Consumidor é avanço civilizatório e deve ser defendido

Código de Defesa do Consumidor é avanço civilizatório e deve ser defendido

 

A defesa do consumidor é, mais do que uma atividade profissional que exercemos com grande satisfação, compromisso apaixonante com a cidadania. Por isso, é com um misto de felicidade e de orgulho que comemoramos nesta sexta-feira (11) os 30 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

 

Por 25 anos atuei no Procon-SP, uma das instituições de excelência nas relações de consumo. Comecei como estagiária, e entre 1995 e 2002 dirigi a instituição. Nos últimos 25 anos, tenho me dedicado à ouvidoria, canal de comunicação que dá ao consumidor uma segunda instância de manifestação quando sua demanda não for resolvida pelo SAC.

A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional) foi criada por um grupo, do qual faço parte até hoje, que percebeu as inesgotáveis possibilidades de fortalecimento dessa atividade, que começou no Brasil com a ouvidoria da Prefeitura de Curitiba, em 1986. Na iniciativa privada, um dos destaques foi a nomeação do primeiro ombudsman da imprensa brasileira, em 1989, pela Folha.

 

Essa matéria foi escrita por Maria Inês Fornazaro, parceira ABRAREC e Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), para a Folha de São Paulo. Clique aqui para ler o conteúdo completo!