Artigo TecBan: Inteligência Artificial e empatia ganham ainda mais importância entre as ferramentas de relação com cliente
Após a última reunião do Comitê Internacional de Ouvidoria/Ombudsman ABRAREC, a empresa anfitriã, TecBan compartilhou um artigo que resume bem o encontro.
Escrito por Márcio Ramalhão, gerente executivo de riscos, compliance e ouvidoria da TecBan, o artigo aborda a “Inteligência Artificial e empatia ganham ainda mais importância entre as ferramentas de relação com cliente”.
Vamos conferir:
Na última semana de agosto, sediamos a 182ª Reunião do Comitê Internacional de Ouvidorias da ABRAREC – Associação Brasileira da Relação Empresa-Cliente, entidade da qual somos membros ativos. Esses encontros são muito enriquecedores e, desta vez, não foi diferente.
A abertura feita por Lucia Faria, que é mentora do Grupo do Comitê Internacional de Ouvidorias e Ombudsman da ABRAREC, e por Angelica Camacho, ouvidora da TecBan, deram destaque para o início das atividades para a comemoração dos 20 anos da associação e para a parceria com a TecBan que, foi, pela 7ª vez, a sediadora do evento. Foi comentado, ainda, sobre o histórico das atividades ao longo dos anos e revisitados os conteúdos sobre a visão e missão do grupo. Relembrar o nosso papel e trajetória nos faz olhar com mais vontade para o futuro.
Nós, da TecBan, como disseminadores da cultura de inovação, promovemos a palestra “South by Southwest (SXSW) e as Tendências Futuras que vão revolucionar o mercado”, apresentada pelo Head de Inovação da TecBan, Tiago Aguiar, que entreteve os participantes com fascinante abordagem das mudanças comportamentais que as tendências tecnológicas provocam no ser humano. Ele nos contou sobre o Metaverso, Inteligência Artificial, Web 3.0, apresentou o conceito de repercepção, que considera a chave para promover a inovação todos os dias, e finalizou com 10 tendências não óbvias.
Um dos momentos de grande troca e aprendizado foi a terceira parte do encontro, quando Angelica Camacho assumiu a posição de mediadora de um painel que ouviu executivos de companhias dos setores de tecnologia, saúde e telecomunicação sobre boas práticas aplicadas por cada um.
Arllon Viçoso, Ouvidor da IBM, demonstrou como a inteligência artificial tem sido uma aliada na filtragem de ocorrências e redirecionamento para o profissional mais indicado para atender o cliente, e como as parcerias com toda a cadeira faz a diferença para o trabalho de relacionamento reativo e preventivo.
Em seguida, Carla Barros, Ouvidora do Hospital A.C. Camargo, contou como é importante que a ouvidoria no setor de saúde tenha um olhar mais sensível para atender clientes em seus momentos mais frágeis e explicou que a inteligência artificial também tem sido uma ferramenta de melhorias de educação e prevenção.
Para finalizar, Marcelo Ribas, Ouvidor da Vivo, trouxe como a empresa atua por meio de um ecossistema de inovação aberta e como mapeia a satisfação do cliente em todos os pontos de contato do cliente com a marca.
Para nós da TecBan, ouvir relatos de empresas de segmentos diferentes ou correlatos aos nossos reforça ainda mais que o foco tem de ser mesmo nos clientes, pois quando falamosvde relações de empresas e clientes, estamos, no fundo, falando de relações entre pessoas. E, por isso, o aprendizado que fica é que assertividade e empatia sempre serão bem-vindas nessas situações.
E a nossa próxima reunião já está com inscrições abertas.