ABRAREC
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS RELAÇÕES EMPRESA CLIENTE
A ABRAREC é uma associação composta por pessoas de variados segmentos, cuja missão é desenvolver produtos, serviços e relacionamentos que atuem na informação, capacitação técnica e certificação para questões comportamentais e mercadológicas dos seus associados, promovendo sua projeção e melhor desempenho face aos desafios globais, na consolidação do relacionamento empresa-cliente.
HISTÓRIA
Criada em 15 de março de 2003 por profissionais de destaque das áreas de relacionamento entre empresas e clientes, oriundos das atividades de Marketing de Relacionamento, Marketing Direto, Call Center, Telemarketing, Database Marketing, Relações Institucionais, Jurídico, CRM e Vendas, a ABRAREC em poucos anos tornou-se referência quando o assunto é relacionamento com clientes.
QUEM SOMOS
A ABRAREC é uma associação sem fins lucrativos, voltada para criar e divulgar a cultura do bom relacionamento entre empresas e clientes, aprimorar a capacitação profissional e certificar a excelência em relacionamento.
MISSÃO
Foco no estabelecimento de relações justas entre empresas, consumidores e órgãos públicos, zelando pelo equilíbrio das relações e mantendo um diálogo perene na construção de um mercado saudável, eficiente e sustentável.
TEMAS DA AGENDA INSTITUCIONAL
• Atuação no Plano Nacional de Consumo e Cidadania – Plandec
• Construção de uma Agenda Institucional de Consumo Sustentável
• Atuação em Políticas Públicas que impactam as Relações de Consumo
• Promover a capacitação dos profissionais que atuam nas áreas de relacionamento com clientes
• Colaborar e incentivar pesquisas, conteúdos informativos nas áreas de relacionamento com clientes, marketing, jurídico e CRM
• Analisar e acompanhar os movimentos legislativos, mostrando os impactos positivos e negativos das normas regulamentares nos setores de relacionamento e as consequências para o mercado
• Realização de estudos e pesquisas sobre as ações, decisões e entendimentos dos Procons
• Realização de estudos e pesquisas sobre as ações, decisões e entendimentos das Agências Reguladoras nas relações de consumo
• Atuação na autorregulação do setor de atendimento e relacionamento com o consumidor
• Contribuir para o desenvolvimento do país
NOSSOS PILARES ESTRATÉGICOS
- Disseminar a cultura do bom atendimento;
- Fomentar as boas práticas de atendimento no mercado;
- Gerar eficiência no mercado competitivo e regulado;
- Consolidar uma governança corporativa de relacionamento com o consumidor;
- Construir e consolidar diálogos com os principais players do mercado;
- Consolidar cenários adequados para a produção e consumo;
- Buscar a melhoria contínua dos processos internos de atendimento;
- Manter um diálogo profícuo entre as empresas, governo e os consumidores;
- Buscar o equilíbrio nas relações de consumo;
- Aproximar os Órgãos de Defesa do Consumidor das empresas;
- Contribuir para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO
PRESIDENTE
Roberto Meir
CONSELHEIROS
Cássio Azevedo
José Geraldo Brito Filomeno
Juliana Pereira da Silva
Júlio Alves Marques
Marcelo Gomes Sodré
Paulo Pompílio
Ricardo Morishita Wada
Stephane Engelhard
Vitor Morais de Andrade
DIRETORIA EXECUTIVA
PRESIDENTE
Fabíola Meira
VICE-PRESIDÊNCIA
Marco Aurélio Borges Matos
Lucia Helena de Farias
Renato Cuenca
Maria Elizabeth Marques Almeida
Daniel Martins de Souza Domeneghetti
Vitor Morais de Andrade
DIRETOR EXECUTIVO
Dionísio Moreno
DIRETORES REGIONAIS
Brasília – Hélio José Ferreira
Rio de Janeiro – Guilherme Callado
São Paulo – Maria da Graça Varella
CONSELHO DELIBERATIVO
Claudia Pires Rodrigues Wharton
Elizabeth Evangelista Andreoli
CONSELHO FISCAL
Silas Rivelle Júnior
Aline Anhezini de Souza
COMITÊS DA ABRAREC
Comitê Nacional de Ouvidorias
MENTORY: Lucia Helena de Farias
Coordenação: Lucia Helena de Farias
Coordenador Adjunto: Hélio José Ferreira
Comitê de Assuntos Jurídicos, Compliance, Regulatórios e LGPD
MENTORY: Fabíola Meira
Coordenação: Gustavo José Marrone de Castro Sampaio
Coordenadora adjunta: Lygia Maria Moreno Molina
Comitê de Gestão no Relacionamento com Clientes e Comportamento do Consumidor
MENTORY: Ricardo Morishita Wada
Coordenação: Elizabeth Evangelista Andreoli
Coordenadora Adjunta: Claudia Pires Wharton
Comitê de Experiência do Cliente e Transformação Digital
MENTORY: Alessandro Lima
Coordenação: Elizabeth Almeida
Coordenador Adjunto: Alexandre Gama