Reunião Mensal do Comitê Nacional de Assuntos Jurídicos
  Pedimos aos representantes das empresas associadas que nos indiquem assuntos de interesse até dia 02/10, afim de que possamos dar maior efetividade aos nossos encontros.   PAUTA PRÉVIA: Definição do projeto para 2019; Compartilhamento de boas práticas; Validação da dinâmica para as reuniões, palestras, pesquisas, aproximação de stakeholders... Read more
iCustomer lança Manual de Boas Práticas de SAC 3.0
Disponível na versão impressa e online, material contém diretrizes para o relacionamento adequado com o consumidor no ambiente digital   A iCustomer, unidade de negócio de Social Business da Plusoft, anuncia o lançamento do Manual de Boas Práticas de SAC 3.0. Totalmente gratuito, o material é destinado a profissionais... Read more
Lançamento do Livro Direitos do Consumidor
Advogado, consultor jurídico (Bonilha, Ratto & Pontes – Advogados), professor especialista por notório saber pela Faculdade de Direito da USP em Direito do Consumidor, além de membro da Academia Paulista de Direito e da Congregação da Escola Superior do Ministério Público do Estado de S. Paulo. Foi Procurador-Geral de... Read more
IA: futuro gerador de empregos
Profissionais terão que se readaptar à nova realidade do mercado Autor: Marildo Matta   Ao contrário do que se espera, ou teme, a Inteligência Artificial criará mais empregos em um futuro próximo. A estimativa é que serão geradas, pelo menos, dois milhões de vagas até 2025. Porém, um contraponto... Read more
Presidente da Abrarec é entrevistado por jornal de BH sobre modernização do Decreto do SAC
A modernização do Decreto do SAC vem rendendo pautas na imprensa. E a Abrarec vem sendo uma das fontes entrevistadas. O Jornal O Tempo, de Belo Horizonte (MG) conversou com Renato Cuenca, presidente da Abrarec, e publicou a reportagem “Lei que rege atendimento ao cliente será alvo de mudanças”... Read more
Modernização da lei do SAC
Renato Cuenca, presidente da Abrarec, foi um dos entrevistados no texto “Lei do SAC pode ganhar novas regras e ser estendida ao varejo”, publicado no dia 17/09/2017, na coluna Defesa do Consumidor, Jornal O Globo. A Abrarec é uma das entidades que integram o novo comitê da Senacon que... Read more
Modernização da Lei do SAC: uma discussão que precisa começar
A Lei do SAC, datada de 2008, surgiu diante de uma necessidade de se regular os serviços de atendimento ao consumidor em razão de graves lacunas que se verificavam nas relações de consumo, em particular com relação ao tempo de espera do atendimento e ao pouco formalismo comprobatório da... Read more
Agências reguladoras e consumidores na promoção do equilíbrio nas relações de consumo
Ao examinarmos o comportamento do consumidor nacional de serviços públicos regulados, percebe-se uma exigência cada vez mais acentuada pela qualidade das entregas. Trata-se de um consumidor informado e cônscio de seus direitos, inserido num mercado competitivo e aberto, e ainda demandante da atuação das agências reguladoras. Regular e fiscalizar... Read more
Telecomunicação: Conselho de usuário estimula conciliação
Resolução empoderou ainda mais o consumidor com canais para melhorar relações com operadoras Por Renato Cuenca   O setor de telecomunicações foi o que gerou o maior percentual de reclamações pelos consumidores no ano passado com 47,5% no consumidor.gov.br e 29,1% no Sistema Nacional de Informações de Defesa do... Read more
Uma lei para cada problema: o excesso de normas de proteção do consumidor e seu controle de constitucionalidade
Por Vitor Morais de Andrade e Theotônio Negrão Neto Esperamos um freio à frequente criação de normas jurídicas que pretensamente protegem consumidores, mas são desconectadas da realidade e elaboradas sem a devida análise prévia de impacto regulatório, social e econômico. O setor privado tem enfrentado grande dificuldade para se... Read more
Omnichannel: a nova geração do relacionamento com o consumidor
Por Guilherme Porto, CEO da Plusoft Com o avanço da tecnologia, sobretudo dos dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets, o consumidor passou a ter interesse em se relacionar com as marcas em diversas interfaces e a qualquer momento. Antes, o e-mail e o call center eram as principais... Read more
7 indícios que você precisa migrar para uma solução omnichannel
O consumidor de hoje, além de estar bem mais informado busca por uma experiência personalizada no relacionamento com as marcas. Esse é o pressuposto principal do omnichannel. Você já pode ter lido muito sobre as vantagens de uma gestão integrada de canais e seus benefícios. Mas sabe reconhecer os... Read more