Kroton atende estudantes com tecnologia chatbot da Plusoft

Kroton atende estudantes com tecnologia chatbot da Plusoft

O Assistente Virtual Inteligente, que se chama Julia, consegue interagir em 80% dos diálogos

 

A Kroton, grupo que atua há 50 anos nos segmentos de educação básica e ensino superior, implantou o Assistente Virtual Inteligente (AVI), também conhecido como chatbot avançado, para aprimorar o sistema de atendimento dos estudantes em todo País. Depois de oito meses utilizando a tecnologia, foi registrada redução no tempo de espera, melhora na experiência oferecida aos clientes e redução nos custos da empresa.

O AVI, que se chama Julia, realiza o primeiro contato com o aluno e consegue interagir em 80% dos diálogos. Como são utilizados recursos de inteligência artificial, esse percentual está em constante crescimento, uma vez que o Assistente Virtual Inteligente é capaz de aprender mais a cada nova interação. Além disso, a solução é aprimorada por meio do apoio de um time de profissionais que analisa o desempenho e apresenta novas perguntas e temas para a assistente relacionar. Esse monitoramento amplia a capacidade do robô e melhora a experiência dos estudantes durante o atendimento.

 

“Além do poder de retenção, resolvendo boa parte dos pedidos de nossos alunos, a Julia proporcionou um aumento significativo de satisfação, por meio da pesquisa apresentada ao final de cada atendimento. Isso nos permitiu ter um feedback instantâneo para melhorarmos fluxos internos e descobrirmos problemas operacionais”, comenta Eberson Terra, diretor de Gestão de Aluno da Kroton.

 

Os questionamentos que ainda não constam na base de conhecimento do chatbot são automaticamente registrados para serem solucionados em futuros contatos com a Julia. As dúvidas variam de acordo com o período do ano. No início das aulas, por exemplo, os estudantes questionam como acessar o portal do aluno, emitir certidões escolares, assistir às aulas virtuais e imprimir boletos. Já no final do semestre, os pedidos costumam abordar datas das provas e entregas dos trabalhos. A Julia também interage com os alunos enviando informações e links de sites.

 

 “A qualidade do atendimento progrediu com essa primeira interação realizada pela Julia, pois, na maioria dos casos, os alunos saem satisfeitos já nesse primeiro contato. O atendimento da AVI se aproximou do perfil dos jovens, com atendimento a qualquer hora do dia e da noite. Essa forma de comunicação é fundamental, pois os alunos devem ser os maiores beneficiados”, afirma Diego Theodoro, gerente de atendimento da Kroton.

 

Toda a estrutura de atendimento automatizado atual foi implantada pela Plusoft, maior fabricante brasileira de CRM e plataformas digitais de relacionamento. O chatbot disponível no portal do aluno é responsável pelo atendimento de toda a instituição, que possui mais de um milhão de alunos em todo o país em seus cursos presenciais e a distância. “O grande diferencial agora é que o atendimento é muito mais ágil e ininterrupto, oferecido durante os sete dias da semana, 24 horas por dia”, diz Marildo Matta, diretor de Inteligência Artificial da Plusoft.

Com a implantação da solução, os atendimentos mais simples são resolvidos pelo AVI Julia e os mais complexos são direcionados para o atendimento humano.

 

“O AVI veio para melhorar a experiência do consumidor no momento em que ele aciona a companhia, gerando uma resposta mais rápida e efetiva”, explica Matta.

 

 

Sobre a Plusoft

A Plusoft, maior fabricante brasileira de CRM e plataformas digitais de relacionamento, possui quase 30 anos de atuação no mercado, 300 clientes e 70.000 usuários, incluindo as maiores companhias de áreas como varejo, saúde, seguros, previdência, educação, telecomunicações e alimentos. Pioneira no desenvolvimento de ferramentas multicanais para o relacionamento com clientes, oferece a mais completa solução Omnichannel, reconhecida pelo mercado com mais de 50 prêmios. Foi a primeira companhia de gestão de clientes utilizando a inteligência artificial no Brasil. Possui conhecimento profundo no segmento de gestão de relacionamento com clientes, garantindo excelência nas implementações de ferramentas de CRM desde a estrutura de atendimento até as estratégias de vendas, retenção e engajamento.  Suas soluções em Nuvem, no formato SaaS, e a colaboração de cerca de 1.400 funcionários, garantem qualidade de atendimento em qualquer lugar do País e no canal de preferência do cliente. A Plusoft é composta por quatro unidades de negócios: Omni Plusoft, Virtual Interactions, iCustomer e SOW Connect.

 

Sobre a Kroton Educacional           

A Kroton é uma empresa brasileira com mais de 50 anos de tradição, referência mundial no setor da educação pelo valor de mercado e pela quantidade de alunos. Inovadora e líder no desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais, a companhia tem um modelo de negócio abrangente, que atende a vários segmentos do ensino no país, desde o maternal até o mestrado e o doutorado profissionais.

 

Assessoria de Imprensa da Plusoft – PLANIN 

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com

Contatos: Fabiele Fortaleza e Laís Araújo – (11) 2138-8906

E-mail: plusoft@planin.com