Criada em 15 de março de 2003 por profissionais de destaque das áreas de relacionamento entre empresas e clientes, oriundos das atividades de Marketing de Relacionamento, Marketing Direto, Call Center, Telemarketing, Database Marketing, Relações Institucionais, Jurídico, CRM e Vendas, a ABRAREC em poucos anos tornou-se referência quando o assunto é relacionamento com clientes.

A ABRAREC é uma associação sem fins lucrativos, voltada para criar e divulgar a cultura do bom relacionamento entre empresas e clientes, aprimorar a capacitação profissional e certificar a excelência em relacionamento.

Foco no estabelecimento de relações justas entre empresas, consumidores e órgãos públicos, zelando pelo equilíbrio das relações e mantendo um diálogo perene na construção de um mercado saudável, eficiente e sustentável.

  • Disseminar a cultura do bom atendimento;
  • Fomentar as boas práticas de atendimento no mercado;
  • Gerar eficiência no mercado competitivo e regulado;
  • Consolidar uma governança corporativa de relacionamento com o consumidor;
  • Construir e consolidar diálogos com os principais players do mercado;
  • Consolidar cenários adequados para a produção e consumo;
  • Buscar a melhoria contínua dos processos internos de atendimento;
  • Manter um diálogo profícuo entre as empresas, governo e os consumidores;
  • Buscar o equilíbrio nas relações de consumo;
  • Aproximar os Órgãos de Defesa do Consumidor das empresas;
  • Contribuir para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

• Atuação no Plano Nacional de Consumo e Cidadania – Plandec
• Construção de uma Agenda Institucional de Consumo Sustentável
• Atuação em Políticas Públicas que impactam as Relações de Consumo
• Promover a capacitação dos profissionais que atuam nas áreas de relacionamento com clientes
• Colaborar e incentivar pesquisas, conteúdos informativos nas áreas de relacionamento com clientes, marketing, jurídico e CRM
• Analisar e acompanhar os movimentos legislativos, mostrando os impactos positivos e negativos das normas regulamentares nos setores de relacionamento e as consequências para o mercado
• Realização de estudos e pesquisas sobre as ações, decisões e entendimentos dos Procons
• Realização de estudos e pesquisas sobre as ações, decisões e entendimentos das Agências Reguladoras nas relações de consumo
• Atuação na autorregulação do setor de atendimento e relacionamento com o consumidor
• Contribuir para o desenvolvimento do país

PRESIDENTE

Roberto Meir

 

CONSELHEIROS

Cássio Azevedo

José Geraldo Brito Filomeno

Juliana Pereira da Silva

Júlio Alves Marques

Marcelo Gomes Sodré

Paulo Pompílio

Stephane Engelhard

Vitor Morais de Andrade

PRESIDENTE

Dionísio Moreno (Interino)

 

VICE-PRESIDÊNCIA

Guilherme Correa Porto

Marco Aurélio Borges Matos

Lucia Helena de Farias

Renato Cuenca

Maria Elizabeth Marques Almeida

Daniel Martins de Souza Domeneghetti

Silvia Kang

Vitor Morais de Andrade

 

DIRETORES REGIONAIS

Brasília – Hélio José Ferreira

Rio de Janeiro – Guilherme Callado

São Paulo – Maria da Graça Varella

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Claudia Pires Rodrigues Wharton

Elizabeth Evangelista Andreoli

 

CONSELHO FISCAL

Silas Rivelle Júnior

Aline Anhezini de Souza

Comitê Nacional de Ouvidorias

Coordenação: Lucia Helena de Farias

Coordenador Adjunto: Hélio José Ferreira

 

Comitê de Assuntos Jurídicos e Regulatórios

Coordenação: Priscila Faro

Coordenadora Adjunta: Aline Anhezini de Souza

  

Comitê de Inovação e Mídia Social

Coordenação: Bruno Alves

Coordenador Adjunto: (Vacante)

                                                             

Comitê de Consumo, Vida e Cuidado no Atendimento ao Cliente

Coordenação: Viviane Ferreira

Coordenadora Adjunta: (Vacante)

                                                    

Comitê de Reputação e Imagem

Coordenação: Elizabeth Almeida

Coordenador Adjunto: Alessandro Lima