Criada em 15 de março de 2003 por profissionais de destaque das áreas de relacionamento entre empresas e clientes, oriundos das atividades de Marketing de Relacionamento, Marketing Direto, Call Center, Telemarketing, Database Marketing, Relações Institucionais, Jurídico, CRM e Vendas, a ABRAREC em poucos anos tornou-se referência quando o assunto é relacionamento com clientes.

A ABRAREC é uma associação sem fins lucrativos, voltada para criar e divulgar a cultura do bom relacionamento entre empresas e clientes, aprimorar a capacitação profissional e certificar a excelência em relacionamento.

Foco no estabelecimento de relações justas entre empresas, consumidores e órgãos públicos, zelando pelo equilíbrio das relações e mantendo um diálogo perene na construção de um mercado saudável, eficiente e sustentável.

  • Disseminar a cultura do bom atendimento;
  • Fomentar as boas práticas de atendimento no mercado;
  • Gerar eficiência no mercado competitivo e regulado;
  • Consolidar uma governança corporativa de relacionamento com o consumidor;
  • Construir e consolidar diálogos com os principais players do mercado;
  • Consolidar cenários adequados para a produção e consumo;
  • Buscar a melhoria contínua dos processos internos de atendimento;
  • Manter um diálogo profícuo entre as empresas, governo e os consumidores;
  • Buscar o equilíbrio nas relações de consumo;
  • Aproximar os Órgãos de Defesa do Consumidor das empresas;
  • Contribuir para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

• Atuação no Plano Nacional de Consumo e Cidadania – Plandec
• Construção de uma Agenda Institucional de Consumo Sustentável
• Atuação em Políticas Públicas que impactam as Relações de Consumo
• Promover a capacitação dos profissionais que atuam nas áreas de relacionamento com clientes
• Colaborar e incentivar pesquisas, conteúdos informativos nas áreas de relacionamento com clientes, marketing, jurídico e CRM
• Analisar e acompanhar os movimentos legislativos, mostrando os impactos positivos e negativos das normas regulamentares nos setores de relacionamento e as consequências para o mercado
• Realização de estudos e pesquisas sobre as ações, decisões e entendimentos dos Procons
• Realização de estudos e pesquisas sobre as ações, decisões e entendimentos das Agências Reguladoras nas relações de consumo
• Atuação na autorregulação do setor de atendimento e relacionamento com o consumidor
• Contribuir para o desenvolvimento do país

Renato Cuenca

Renato Cuenca

 

 

É presidente da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente, ABRAREC, entidade que fomenta as melhores práticas do relacionamento consumerista. É Coach Executivo, formado pela  Sociedade Brasileira de Coaching e participante do Programa Master Mind de Coaching com Marcia Belmiro. É professor dos cursos de educação continuada da Puc do Rio de janeiro, dos programas de gestão e liderança.

Como executivo, tem uma carreira com 30 anos de experiência no gerenciamento de grandes equipes e na liderança de programas estratégicos no ambiente corporativo. Atuou junto a instituições financeiras, e na multinacional italiana Pirelli, sendo que nos últimos 15 anos atuou na indústria de telecomunicações, onde na TIM Brasil, foi executivo na área de relacionamento com clientes. Com amplo domínio dos conceitos contemporâneos de gestão e de relacionamentos/comportamento organizacional, possui forte orientação para o resultado com ênfase na visão sistêmica e integrada de ambientes corporativos, além de um perfil inovador e generalista.

Palestrante em seminários sobre liderança e relacionamento com clientes, Renato participou de eventos nacionais e internacionais de telecomunicações e relacionamentos com consumidores sobre cases vividos e dirigidos a executivos no ambiente corporativo.

É bacharel em Ciências Econômicas com pós-graduação em Economia Monetária e Financeira pela PUC/SP e pós graduação MBA/Docência em Gestão Empresarial pela FGV: Management/SP e Mestre em Administração pela PUC-Rio com desenvolvimento de pesquisa na área do Comportamento Organizacional, sobre o tema Liderança. Foi aluno da Harvard Business School, Boston, USA, em curso sobre liderança, negociação e tomada de decisão. Participou de inúmeros treinamentos na área de Gestão e Liderança com destaque para os programas AMANA-KEY e da Fundação Dom Cabral.

É co-autor do artigo Liderança e Responsabilidade Social em Empresas Globais: Mais do Mesmo?, publicado nos Anais do V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, Rio de Janeiro, 2008. Também é  co-autor do livro Empoderar para Trasnformar: Coaching, prática e vida, em que escreve o capítulo “Transformando Executivos”, lançado em 2016.

 

Nossos VP´s:

Marketing – Artur Tavares – AES Eletropaulo

Relações Estratégicas e Relações com o Mercado – Regis Noronha – Atento

Telecomunicações, Mídias e Convergência – Celso Tonet – América Móvel

Tecnologias – Guilherme Porto – Plusoft

Internet das Coisas – Frederico Dias – Altitude

Inteligência de Mercado – Daniel Domeneghetti – E-Consulting

Autorregulação, Contact Center e Qualidade – Lucas Mancini – Voxline

Jurídico e Regulatório – Fabiola Meira – Braga e Nascimento

Ouvidorias – Lucia Faria – Grupo Algar

Relações Institucionais – Vitor Morais de Andrade – LTSA Advogados

A Diretoria da Abrarec é composta por:
  • Presidência
  • Vice-Presidência
  • Diretoria Executiva
  • Diretoria Regional

 


Governança

O Conselho Fiscal:

 

O Conselho Deliberativo:

 

O Conselho Consultivo:

 

Os comitês temáticos da ABRAREC são compostos por representantes de empresas associadas, membros convidados, agências reguladoras, entidades consumeristas, representantes da iniciativa pública e privada afins, e profissionais que atuam nas áreas de relacionamento com clientes.

As reuniões são periódicas e a participação dos membros é de caráter representativo ou colaborativo.

Os comitês têm o foco na disseminação da cultura do bom atendimento, fomento das boas práticas, compartilhamento de cases de sucesso, produção de conteúdo informativo e pedagógico na área do relacionamento com o consumidor. São espaços criados especificamente para a geração de conteúdo e de conhecimento de valor agregado ao bom relacionamento consumerista.