ENAJUD: Ministério da Justiça reúne entidades na busca da redução do número de demandas de consumo.

ENAJUD: Ministério da Justiça reúne entidades na busca da redução do número de demandas de consumo.

2014: Presidente da Abrarec assina acordo, ao lado do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo

Ministério da Justiça, FEBRABAN e ABRAREC na busca de melhorar o atendimento dos consumidores e com isso reduzir o número de demandas de consumo no judiciário.  

Como parte integrante das políticas de redução do número de litígios na Justiça brasileira, surgiu, em 2014, a Estratégia Nacional de Não Judicialização (ENAJUD).

A ENAJUD parte da conclusão de que, em que pesem os esforços do Poder Judiciário para melhorar o atendimento aos seus usuários, com investimento em pessoal e tecnologia, não se chegará a uma solução para a morosidade da justiça sem que se diminua o excesso de ações judiciais, cujo número aumenta ano a ano.

No final de maio de 2015, o Ministério da Justiça, a Associação Brasileira de Relacionamento Empresa Cliente (ABRAREC) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) somam esforços na tentativa de melhorar o atendimento aos seus usuários, com investimento em pessoal e tecnologia, com meta de reduzir o excesso de ações judiciais.

A ideia é que com tais informações, as empresas associadas de ambas as entidades possam entrar em contato com os autores para buscarem uma solução mais ágil ao litigio.

Informações – Comunicação ABRAREC – Thiago Ermano