16 de Março, dia do ouvidor

 

Caro Ouvidor,

Hoje comemoramos com orgulho e satisfação uma data muito especial: o seu dia! Essa data se faz especial porque você é especial no desempenho da importante e nobre missão de garantir e dar voz ao cidadão dentro da sua organização, favorecendo a solução de conflitos e transformando manifestações em valorosas ferramentas de gestão.

Essa função de ouvir a sociedade nas organizações, sejam públicas ou privadas, desempenhando estrategicamente a interlocução entre consumidores/usuários de bens e serviços e fornecedores, além de auxiliar direta ou indiretamente na sustentabilidade dos negócios, constitui também importante elemento de fortalecimento da democracia.

Exercer o oficio de Ouvidor não é tarefa simples e corriqueira. As dificuldades que surgem e precisam ser enfrentadas no dia a dia demandam determinação, responsabilidade e serenidade. Mesmo não se tratando de algo fácil, a missão de ouvir é gratificante e o sucesso do Ouvidor nesse mister dependerá não somente do necessário saber e aptidão mas, principalmente, de pôr o coração a serviço da causa.

A Associação Brasileira das Relações Empresa- Cliente (ABRAREC) vem há mais de uma década, através de seu Comitê de Ouvidorias, trabalhando com muita dedicação e seriedade para o fortalecimento do instituto da ouvidoria no Brasil. Nesse sentido, diversas ações e iniciativas importantes têm sido desenvolvidas de forma conjunta com outras Instituições e Ouvidores dos diversos segmentos, confirmando a máxima de que “a união faz a força”.

A mensagem que deixamos para você, Ouvidor, é a de que a estrada é longa e cheia de percalços e que por mais que já tenhamos feito, muito ainda há para ser realizado. Todavia, entendemos que os desafios, por maiores que sejam, devam ser vistos como incentivo à nossa luta para que tenhamos uma ouvidoria cada vez mais forte e que seja referência no relacionamento das organizações com os cidadãos.

As ouvidorias, estamos convictos, trilham o caminho certo. Sua missão, amigo Ouvidor, além da nobreza de que se reveste, favorece o exercício da cidadania em nosso País e contribui para um mundo melhor, mais justo e menos conflituoso. Talvez quem melhor expressou o que seja ouvir e, consequentemente, como fazê-lo, tenha sido o grande poeta português Fernando Pessoa, que assim escreveu:

“Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma”!

Por tudo isso, você, Ouvidor, é merecedor de nosso respeito e admiração. Parabéns pelo seu dia e que tenha cada vez mais êxito em sua missão. É o que lhe deseja o Comitê de Ouvidorias da ABRAREC!

São Paulo, 16 de março de 2018.

Nenhum Comentário.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de email não será publicado